Patrulha Terceirizada

.

A má situação das estradas vicinais para escoamento da produção e abastecimento de insumos agrícolas tem desmotivado muitos produtores da região. Preocupada com esta situação a AMAPA desenvolveu o projeto de melhoria destas estradas da lavoura até estrada estadual, denominado “Patrulha terceirizada” com o apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro do algodão – atento para viabilizar o trabalho sem agredir o meio ambiente.

Em 2015 este projeto contemplou 175 km de estradas que foram recuperadas e conservadas. As estradas contempladas representam 107km na região denominada “Serra do Penitente” município de Tasso Fragoso MA, 48km na região denominada “Gerais de Balsas – Batavo” município de Balsas MA, e 20km na região denominada “Serra do Medonho” município de Alto Parnaíba MA.

Em 2016 a AMAPA realizou o trabalho de correção e manutenção destes trechos para manter o trafego em condições favoráveis para internação de insumos e o escoamento da produção.

Em 2017, embasado na ótima aceitação dos associados, produtores e comunidades favorecidas, a Diretoria Executiva da AMAPA optou em renovar o projeto, desta vez contemplando 45 km de levantamento (30 km na região da Serra do Penitente e 15 km na região do Gerais de Balsas) e 55 km de recuperação (20 km na região da Serra do Medonho e 35 km na região do Gerais de Balsas) de estradas vicinais.

Em 2018, o trabalho foi centrado na manutenção total nos 100 km de estradas contemplados no ano anterior.

Em 2019, o projeto contempla 25 km de estradas levantadas na região da Serra do Penitente, 20 km de manutenção da região da Serra do Medonho e 50 km de manutenção na região do Gerais de Balsas.

A região da Serra do Penitente representa atualmente 56% da produção algodoeira do Estado, seguida pela região do Gerais de Balsas com 38% e região da Serra do Medonho com 6%, desta forma, é primordial e consenso da cadeira produtiva contribuirmos com o enfrentamento deste gargalo pelos produtores maranhenses.