III Rodada FiberMax no Piauí

De 09 a 11 de abril, a equipe da AMAPA teve a honra de participar da III Rodada FiberMax, uma jornada técnica realizada no estado do Piauí, que reuniu agricultores, consultores, equipes técnicas e profissionais engajados no fortalecimento da cotonicultura nacional.

A programação incluiu visitas a importantes fazendas produtoras de algodão nos municípios de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Sebastião Leal. Ao longo dos três dias, os participantes puderam acompanhar de perto práticas de manejo, estratégias de preparo de solo, os principais desafios enfrentados e, sobretudo, o imenso potencial de crescimento da cotonicultura piauiense.

Essa troca de experiências com outras regiões produtoras amplia nossa visão sobre o cultivo do algodão, fortalece o conhecimento técnico da equipe e inspira a busca por soluções cada vez mais eficazes e adaptadas à realidade maranhense.

A Rodada FiberMax foi mais uma oportunidade valiosa de aprendizado, inovação e conexão com quem, assim como a AMAPA, acredita e investe no desenvolvimento da fibra branca.

“Durante a III Rodada FiberMax, tivemos a oportunidade de observar de perto diferentes práticas de manejo adotadas nas lavouras piauienses, tanto no cultivo do algodão cerqueiro, que depende das chuvas, quanto no algodão irrigado, que permite maior controle das condições de desenvolvimento da planta. Foi muito enriquecedor conhecer tecnologias aplicadas ao preparo de solo, controle de pragas e nutrição, além de estratégias que otimizam a produtividade e a sustentabilidade da cultura. Essa troca nos ajuda a refletir sobre como adaptar e aprimorar essas práticas à nossa realidade no Maranhão”, destacou Leonardo Soares, Analista Administrativo da AMAPA.

Agradecemos à equipe da FiberMax pela recepção calorosa e pela construção de mais essa vivência transformadora para a cotonicultura do Maranhão.

No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão.