A AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, com apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, e em parceria com a CIPAT Consultoria, promoveu no dia 16 de abril o Treinamento de Trabalho em Altura, na associada Planeste.
A capacitação foi ministrada por Brendo da Silva Veras, Bombeiro Civil e Técnico em Segurança do Trabalho, e contou com a participação de 32 colaboradores dos setores de Manutenção e Construção Civil, entre eles auxiliares de serviços gerais, pedreiros, mecânicos e almoxarifes. Todos os participantes foram certificados, com excelente aproveitamento durante as 8 horas de formação.
O treinamento teve como foco principal a segurança na realização de atividades em altura, abordando tanto a legislação aplicável quanto os riscos envolvidos e os procedimentos de prevenção. Foram trabalhados conceitos fundamentais, como:
Conteúdo
- Normas e Regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
- Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
- NR 35 e demais legislações sobre trabalho em altura;
- Conceitos de segurança para trabalho em altura;
- Riscos e medidas de controle para evitar acidentes de trabalho em altura;
- Análise de Risco e condições impeditivas;
- Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle
Segundo Leonardo Soares, Analista Administrativo da AMAPA: “Esse tipo de treinamento é essencial para garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Trabalhar em altura exige responsabilidade, preparo técnico e uso correto dos equipamentos. Com essa capacitação, conseguimos não só atender às exigências legais, mas principalmente preservar vidas, prevenindo acidentes e promovendo uma cultura de segurança nas fazendas associadas.”
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!