Nos dias 14 e 15 de abril de 2025, a Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (AMAPA), com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e em parceria com a CIPAT Consultoria, realizou o treinamento de NR11 – Segurança na Operação com Empilhadeira. A capacitação aconteceu na fazenda associada Planeste e contou com a participação de 15 colaboradores dos setores de manutenção e administrativo.
O treinamento foi conduzido por Brendo da Silva Veras, Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil, que ministrou 16 horas de treinamento intensivo. A turma foi composta por operadores de empilhadeira, almoxarifes, mecânicos e auxiliares de mecânico, sendo 11 participantes certificados em formação e 4 em reciclagem.
A capacitação teve como objetivo desenvolver habilidades essenciais para a movimentação segura de cargas durante a safra 2024/2025, promovendo a eficiência operacional com foco na prevenção de acidentes. O conteúdo programático abordou desde fundamentos básicos até temas técnicos, como:
Conteúdo
- Introdução;
- Conceitos Básicos;
- Normas Regulamentadoras Nº 06, 11, 12 e 17;
- Histórico da empilhadeira; 5. Fatores de classificação, modelos e implementos;
- Procedimentos de segurança para operadores de empilhadeira;
- Equilíbrio e estabilidade da empilhadeira; 8. Inspeção diária e periódica;
- Instrumentos e painel;
- Operações de empilhamento horizontal e vertical Segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;
- Principais componentes: motorização, transmissão, embreagem, diferencial, chassis, contrapeso, sistema hidráulico, sistema de elevação, pneus, comandos e instrumentos do painel;
- Permissão de trabalho;
Segundo Leonardo Soares, Analista Administrativo da AMAPA, o treinamento reflete o compromisso da associação com a qualificação e segurança dos profissionais no campo: “Investir em capacitação é garantir que os colaboradores estejam preparados para operar com segurança e responsabilidade. A operação com empilhadeira exige atenção, técnica e conhecimento. Este treinamento é uma medida preventiva e educativa, que além de promover a segurança no ambiente de trabalho, eleva a qualidade das operações durante a safra.”
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!