A AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, com o apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, e em parceria com o Instituto Treinar, promoveu uma série de treinamentos voltados à segurança do trabalho. Os cursos foram ministrados por Lidiano de Assis Lobo dos Santos, Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Profissional Civil, e realizados na associada Planeste.
Os treinamentos capacitaram auxiliares de armazém e armazenistas, do setor do armazém, reforçando a importância da segurança no ambiente de trabalho e garantindo a aplicação das normas regulamentadoras.
NR31.15 – Trabalho em Altura (8h – 14/01): Contou com 24 inscritos e todos aprovados. Abordou conceitos e práticas de segurança para planejamento e execução de atividades em altura, garantindo a utilização adequada de recursos e equipamentos e a prevenção de acidentes.
NR31.13 – Espaço Confinado: (16h – 15 a 16/01): Contou com 23 inscritos e todos aprovados. Estabeleceu requisitos mínimos para a implementação de medidas preventivas e de controle em ambientes confinados, assegurando a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Os conteúdos programáticos.
TRABALHO EM ALTURA
- Normas e Regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
- Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
- NR 35 e demais legislações sobre trabalho em altura;
- Conceitos de segurança para trabalho em altura;
- Riscos e medidas de controle para evitar acidentes de trabalho em altura;
- Análise de Risco e condições impeditivas;
- Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle
ESPAÇO CONFINADO
- Introdução;
- Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
- Funcionamento de equipamentos utilizados;
- Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;
- Noções de Resgate em Espaço Confinado; Primeiros Socorros;
- Responsabilidades; Referências.
Para Leonardo Soares, Analista Administrativo da AMAPA, os treinamentos “Investir em qualificação é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo. A capacitação dos profissionais não apenas reduz riscos, mas também melhora a eficiência das operações e promove uma cultura de segurança dentro das unidades”.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!