Capacitação de Mulheres no Agro
Entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro de 2024, foi realizado, na Fazenda Planeste, o Curso de Operadoras de Máquinas Agrícolas, com duração de 104 horas. Exclusivamente voltado para mulheres do Povoado Batavo, o curso integra o Programa Semear: Diversidade e Inclusão da SLC Agrícola e visa promover a equidade de gênero no setor agro. A qualificação foi possível graças ao apoio financeiro da AMAPA e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e às parcerias com o SENAI e a Lavronorte.
O curso qualificou 14 mulheres, capacitando nos procedimentos básicos para operar máquinas agrícolas, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, segurança e saúde no trabalho, com foco na eficiência e na redução de paradas das máquinas.
Conteúdos Ministrados
SENAI (80 horas) – Instrutor Andrade Alves da Cunha
Os módulos teóricos e práticos abordaram:
- Conceitos e simbologias de máquinas.
- Classificação, tipos e modelos de máquinas.
- Equipamentos de segurança, manutenção preventiva e direção defensiva.
- Normas Regulamentadoras, como a NR12, e procedimentos em caso de tombamento.
- Práticas na operação utilizando trator, colhedoras e implementos.
Lavronorte (24 horas) – Instrutoras Ingrid do Nascimento Bezerra e Rita de Cássia Cordeiro, engenheiras mecânicas, que abordaram:
- Operação e ajustes em tratores John Deere (8R/9R).
- Agricultura de precisão, incluindo configurações de receptores e RTK.
- Práticas em simuladores para aperfeiçoamento das técnicas.
Mais que uma capacitação técnica, o curso simboliza a transformação de vidas ao abrir novas oportunidades para mulheres no agro. Com várias participantes agora qualificadas, a SLC Agrícola reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização da mulher no campo. Em breve, uma segunda turma será realizada na Fazenda Parnaíba.
Nosso reconhecimento a todos os envolvidos no sucesso deste projeto e à dedicação das participantes que, com empenho, demonstraram a força e o potencial feminino no setor agrícola. Seguimos semeando oportunidades e colhendo transformações!
Matéria produzida pelo programa Balsas Rural.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!