No dia 08 de novembro, a Fazenda Progresso, localizada em Uruçuí-PI, foi palco de um benchmarking enriquecedor que reuniu as equipes administrativas da AMAPA, além de Coordenadores de RH e Analistas de RH das associadas Parnaíba, Planeste e Palmeira. Também participaram da atividade os profissionais de RH da própria Fazenda Progresso.
O encontro teve como objetivo principal a troca de experiências e práticas de gestão, oferecendo às equipes uma oportunidade única de aprendizado e inspiração para o aprimoramento contínuo de suas ações.
O benchmarking é uma ferramenta estratégica que permite comparar processos, identificar boas práticas e adaptá-las para a realidade de cada empresa. Essa prática fortalece a cultura de inovação e melhoria contínua, criando um ambiente colaborativo entre empresas do mesmo setor.
Fernanda Bastos, Analista de RH da Fazenda Planeste, compartilhou sua percepção sobre o evento: “O benchmarking foi simplesmente fantástico, pois as comparações entre diferentes métodos e práticas ofereceram uma visão prática e útil para aplicabilidade no contexto de RH. O evento foi bem estruturado, proporcionando um ambiente ideal para aprender, comparar e entender as melhores práticas de forma clara e eficaz, mas tudo dentro da realidade de cada um, o que facilita futuras implementações e aprimoramentos nas nossas ações.”
Ana Carolina, Analista de RH da Fazenda Palmeira, também destacou a importância do encontro: “A visita à fazenda foi incrível, saí com os olhos brilhando e cheia de ideias! Essas trocas de experiências são necessárias. Primeiro, porque percebemos que, independente do lugar, estrutura ou cultura, sempre haverá desafios e pessoas com algo a reclamar. Segundo, porque acrescenta muito ao nosso histórico, permitindo-nos enxergar novas possibilidades para o nosso dia a dia.”
O benchmarking realizado na Fazenda Progresso reforçou a importância de aprender com experiências externas, promovendo ideias que poderão ser aplicados para otimizar os processos nas associadas da AMAPA. O evento destacou a relevância do trabalho em equipe e da colaboração entre empresas para alcançar a excelência operacional no setor.
Com encontros como esse, a AMAPA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de seus associados e com o fortalecimento das melhores práticas na cotonicultura do Brasil.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!