A Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (AMAPA) realizou com sucesso o VII Workshop de Resultados no dia 20 de setembro, no Sakura Eventos, reunindo produtores, especialistas e empresas do setor para compartilhar os avanços da safra 2023/24. Este evento contou com a presença de 139 pessoas e foi uma oportunidade valiosa para destacar o crescimento da produção de algodão no Maranhão, que agora ocupa o posto de terceiro maior produtor de algodão no Brasil.
Durante o workshop, foram abordados temas de grande relevância para o setor, com palestras focadas nos resultados obtidos na safra atual e nas perspectivas para o futuro:
- Pesquisa em Foco: Resultados promissores de cultivares no MATOPIBA.
- Case de Sucesso: A Fazenda Nova Holanda apresentou sua experiência e as conquistas obtidas na produção de algodão.
- Colheita de Resultados: Análise detalhada da safra e segunda safra de algodão no Maranhão.
- Custos de Produção: Um panorama dos custos de produção nas duas safras do ano.
- Desempenho e Perspectivas: Análise de desempenho do algodão no Maranhão e o que o futuro reserva para a produção no estado.
O evento contou com o patrocínio de importantes empresas do setor, que apresentaram suas inovações e soluções para o desenvolvimento da cotonicultura:
- Bayer
- BASF/FiberMax
- Agromic
- Evoterra Consultoria
- I9 Agro
- Instituto Brasileiro do Algodão (IBA)
Além dos parceiros AGED, Sierentz e Fundação Bahia, e apoiadores: SLC Agrícola, Uniggel Sementes, Sou de Algodão e ABRAPA.
Essas empresas foram fundamentais para proporcionar uma visão abrangente sobre as novas tecnologias e os serviços disponíveis para produtores de algodão.
O evento foi encerrado com um momento de networking, que possibilitou a troca de experiências entre os participantes, ao som de uma boa música sertaneja, criando um ambiente descontraído para fortalecer laços e promover novas parcerias.
O VII Workshop de Resultados AMAPA foi mais um marco para o setor algodoeiro no Maranhão, reafirmando o compromisso da AMAPA com o crescimento sustentável e a inovação na produção de algodão no estado.
Matéria produzida pelo programa Balsas Rural.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão.