A Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (AMAPA), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e em parceria com a SG Cursos e Treinamento, realizou com sucesso o treinamento de Meio Ambiente na fazenda Cabeceira Verde, no dia 1 de agosto de 2024. Com uma carga horária de 8 horas, o curso foi ministrado pelo experiente instrutor Pedro Xavier Gomes, Bombeiro Militar e Enfermeiro, que trouxe uma abordagem prática e teórica para os participantes.
O treinamento contou com a participação de 23 inscritos, dos quais 22 foram aprovados. Entre os participantes, estavam profissionais dos setores Operacional, Manutenção, Ração e Óleo, Indústria e Administrativo, incluindo auxiliares administrativos, coordenadores de campo, operadores de máquina, auxiliares gerais e a coordenadora de biofábrica.
O objetivo central do treinamento foi sensibilizar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, promovendo a qualidade de vida para todos os seres vivos. Além disso, buscou-se estimular uma mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos relacionados ao uso responsável dos recursos naturais.
Conteúdo Programático:
- Leis e normas aplicáveis ao meio ambiente
- Educação ambiental
- Poluições e seus impactos
- Conservação de solo
- Qualidade da água
- Erosões
- Uso de EPI
- Preservação de fauna e flora
- Coleta seletiva e reciclagem
- Armazenagem e destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas
- Uso de defensivos agrícolas com menor toxicidade
- Resíduos líquidos e sólidos
- Desmatamento ilegal
- Queimadas
Ao final do treinamento, os participantes saíram mais conscientes e preparados para aplicar as boas práticas ambientais em suas atividades diárias. “Esse tipo de qualificação é fundamental para garantir que as operações agrícolas sejam realizadas de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento responsável do setor. O conhecimento adquirido aqui é um investimento na preservação dos recursos naturais para as futuras gerações,” destacou Pedro Xavier Gomes.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão.