GT de Sustentabilidade da Abrapa avalia ações do Programa Algodão Brasileiro (ABR)

O Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realizou uma reunião online, em 30 de abril, para discutir ações relacionadas ao Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que opera em benchmarking com a Better Cotton (BC), uma das principais licenciadoras de algodão do mundo. Durante o encontro, foram abordados tópicos como o andamento das auditorias relacionadas à safra atual do ABR, a atualização dos critérios para o protocolo de certificação das Unidades de Beneficiamento de Algodão (ABR-UBA) e o calendário de compromissos com a BC para os próximos dois anos.

“As auditorias para o ABR-UBA estão agendadas para o segundo semestre, e durante nossas discussões, revisamos propostas de alterações na lista de verificação dos itens do programa. Algumas sugestões, levantadas com as empresas de auditoria e as associações estaduais, foram discutidas pelo grupo. O objetivo é manter o protocolo atualizado e promover melhorias todos os anos nas unidades de beneficiamento participantes do programa”, afirmou Fabio Carneiro, gestor de Sustentabilidade da Abrapa.

O ABR-UBA surgiu em 2021, quando a entidade expandiu seu programa de certificação socioambiental para incluir as Unidades de Beneficiamento de Algodão. A iniciativa tem como objetivo promover a adoção progressiva de boas práticas sustentáveis de beneficiamento nas UBAs, com base no cumprimento das legislações e normas específicas aplicáveis a essa atividade. Na safra 2022/2023, das 3,27 milhões de toneladas de algodão beneficiado, duas milhões de toneladas foram processadas em UBAs certificadas pelo programa ABR-UBA, o que representa 62% do total.
Outro ponto debatido na reunião foi o cronograma de compromissos a serem cumpridos com a Better Cotton, nos anos de 2024 e 2025. “Buscamos esse alinhamento para que o licenciamento cumpra suas obrigações e que o algodão brasileiro continue se destacando no mercado global, tornando-se referência em qualidade, responsabilidade social e ambiental”, complementou o gestor.

Os participantes também conversaram a respeito das etapas e requisitos para a atualização da equivalência do protocolo ABR e dos princípios e critérios v3.0 da Better Cotton. A nova versão, lançada pela Better Cotton em 2023, será aplicada na certificação brasileira durante a safra 2024/2025. O aprimoramento dos protocolos de sustentabilidade, o desenvolvimento de novos indicadores-chave de desempenho e o fortalecimento do engajamento dos produtores para a melhoria contínua foram os principais temas debatidos pelo grupo.

O ABR

Criado em 2012, o ABR é um programa de adesão voluntária que visa promover e melhorar práticas sustentáveis na cotonicultura brasileira, tendo como como base os pilares da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Desde 2013, o ABR funciona em parceria com a Better Cotton, incorporando critérios internacionais ao checklist do programa brasileiro e fortalecendo a posição do algodão nacional no mercado global.

Atualmente, cerca de 80% da pluma brasileira é certificada pelo ABR/Better Cotton. A certificação é fornecida com base em uma rigorosa auditoria independente conduzida por três empresas de auditoria terceirizadas independentes, formada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Genesis Certifications e Qima/WQS.

Fonte: https://abrapa.com.br/2024/05/03/gt-de-sustentabilidade-da-abrapa-avalia-acoes-do-programa-algodao-brasileiro-abr/
Print Friendly, PDF & Email