TREINAMENTO SEGURANÇA NA OPERAÇÃO COM ROÇADEIRA E MOTOSERRA – ASSOCIADA PARNAÍBA

A Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (AMAPA), com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e em parceria com o Instituto Treinar, reforça seu compromisso com a segurança no trabalho ao oferecer, in loco na fazenda associada Parnaíba, o treinamento “NR31.12 – Segurança na Operação com Roçadeira e Motosserra”. O treinamento, ministrado pelo instrutor Eferson Antonio Paiva Cavalcante, Engenheiro de Segurança do Trabalho, teve carga horária de 8 horas no dia 16/01.

Doze colaboradores participaram do treinamento e foram aprovados ao seu término. A qualificação envolveu Analista de Biofábrica, auxiliares gerais e operadores de máquinas, todos do setor operacional e sede social. O treinamento visa qualificar colaboradores na utilização correta e segura de máquinas e equipamentos (roçadeiras e motosserras), garantindo a saúde e integridade física dos trabalhadores, fornecendo conhecimentos teóricos, práticos e habilidades conforme preconiza a norma regulamentadora, em preparação para a safra 2023/2024.

Conteúdo programático:

  • Norma Regulamentadora 31.12 e seus anexos definem referências técnicas;
  • Princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores;
  • Requisitos mínimos para a prevenção de acidentes;
  • Doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos; fabricação; importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas;
  • Prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

Investir na capacitação dos colaboradores não apenas atende às exigências legais, mas também promove ambientes mais seguros, evita acidentes, reduz custos com manutenção e aumenta a eficiência operacional.

No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!

Print Friendly, PDF & Email