O VI dia de campo da AMAPA – Associação Maranhense de Produtores de Algodão – foi um verdadeiro sucesso de crítica e público. Realizado na fazenda associada Palmeira, pertencente ao grupo SLC Agrícola, no dia 05/07/2023, na região da Serra do Penitente, na cidade de Tasso Fragoso-MA, o evento teve como tema central “Realidades e potencialidades do algodão maranhense”.
O dia de campo contou com o patrocínio do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, TMG, e o apoio da ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, SLC Agrícola, Uniggel, Tecnosul e Radiocom, reunindo cerca de 128 participantes. Dentre os presentes, estavam produtores atuais e potenciais, consultores, instituições de ensino como a UEMA Balsas, UNIBALSAS e IEMA, além de representantes de empresas parceiras, expositores, agricultores regionais e uma comitiva de técnicos, agrônomos e gerentes interessados na cultura do algodão, bem como a imprensa que abrange a região denominada MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A organização do evento providenciou transporte para o translado dos universitários, garantindo a participação de todos.
A programação transcorreu perfeitamente, com início às 09:00 e um delicioso café da manhã oferecido a todos os presentes. Em seguida, foram realizadas as palestras, que aconteceram em lavoura comercial da fazenda Palmeira, com o objetivo de orientar os produtores maranhenses a manterem o diferencial competitivo e alcançar ótimas produtividades.
O dia de campo contou com cinco barracas de palestras, que abordaram os seguintes temas:
Barraca I:
“Boas-vindas”, conduzida pelo gerente da fazenda Palmeira, Claudio Vendramini, e pelo coordenador executivo da AMAPA, Wellington Silva.
“Situação atual e perspectivas da Cotonicultura no Maranhão”, com Eleusio Curvelo da Cotton Consultoria.
Barraca II:
“Manejo e cultivo do algodão safra para altas produtividades”, por Anderson Werner– Associada Palmeira.
“Manejo e cultivo do algodão segunda safra para altas produtividades”, com Willian Araújo – Associada Planeste.
Mesa redonda com a equipe técnica da SLC Agrícola e da Cotton Consultoria.
Barraca III:
“Controle de pragas com produtos biológicos”, apresentado por Eduardo Marinho – Associada Palmeira
“Agricultura digital”, com Kairo Silva – Associada Parnaíba
“Manejo de solo com plantas de cobertura”, ministrado por Sulian Dal Molin – Grupo SLC Agrícola
Barraca IV:
“Produtos e serviços para a cultura do algodão”, representada pela TMG.
Barraca V:
“Tecnologia de aplicação com drones”, promovida pela Tecnosul.
Vídeo institucional VI Dia de Campo AMAPA
Os participantes desta edição apreciaram o evento, ressaltando seu fortalecimento e importância para a região, no que diz respeito à promoção da cultura do algodão no estado.
Ao final da programação, os participantes foram conduzidos a um almoço na sede da fazenda, onde puderam desfrutar de um churrasco, proporcionando momentos interativos e de integração entre os presentes.
O VI Dia de Campo AMAPA reforçou seu compromisso em disseminar conhecimentos e promover o desenvolvimento do algodão maranhense, impulsionando a cultura e suas potencialidades na região.
Matéria VI Dia de Campo AMAPA
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!