ICA – LAS VEGAS EUA – 2022

O evento da ICA (International Cotton Association), que acontece anualmente, foi realizado em 2022 em Las Vegas, durante os dias 08 e 10 de Novembro, após um período de 2 anos sucessivos sem ocorrência, decorrentes da pandemia de Covid-19.

No evento estiveram presentes pessoas ligadas ao mercado de algodão de todo o mundo, entre produtores, comerciantes, corretores e representantes da indústria têxtil, tendo sido o mesmo conduzido em língua inglesa no que tange às palestras e painéis de discussão abertos ao público.

Durante a realização do evento, houve os seguintes fóruns regionais:

-Fórum Regional do Brasil

-Fórum Regional da Austrália

-Fórum Regional da Índia

Bem como as seguintes palestras:

-O Poder de Empoderar

-De onde viemos, onde estamos e para onde iremos no mercado de algodão

-Cadeias de Suprimentos do Futuro: Como funcionarão, quem pagará e como poderemos confiar?

-Web3 e o Metaverso: O que isto significa para o futuro da indústria de algodão

Além das palestras e painéis regionais destacados acima, também houve a realização da já tradicional mesa redonda promovida pela ABRAPA junto às principais tradings atuantes no mercado brasileiro, de modo a coletar feedbacks sobre a qualidade, execução e performance do algodão brasileiro, bem como para discutir a visão de mercado das participantes a respeito do cenário futuro da fibra em termos de preços e oferta e demanda.

O ambiente do congresso, que também favorece o networking e espaço para discussões particulares entre todos os participantes da cadeia têxtil, desde produção a consumidor final, tem um papel de extrema importância para conhecimento e compartilhamento de opiniões sobre as tendências do mercado junto da visão dos demais participantes ao redor do mundo.

O evento teve como encerramento o tradicional jantar de gala, junto da troca da posse de diretoria presidencial da entidade.

  1. OBJETIVOS

Como objetivos principais da viagem, podemos citar:

1) Restabelecimento e aprofundamento de networking presencial com os players do mercado de algodão (produtores, tradings, agentes, indústria, etc).

2) Obter a visão do mercado dos players sobre as tendências de curto, médio e longo prazo para o mercado de algodão

3) Obter feedback sobre o algodão brasileiro no exterior

4) Avaliar novas oportunidades de negócio.

  1. PALESTRAS E PAINEIS – PRINCIPAIS PONTOS

-Algodão australiano em 2019 era 69% exportado para a China, devido à atritos comerciais em 2022, este share caiu para 1% em 2022, e desse modo a fibra do país tem fluído em sua maioria para outros destinos asiáticos, concorrendo com o Brasil com uma relação basis x qualidade bastante competitiva se comparada ao Brasil;

-Entidades do setor na Austrália estão fazendo campanhas de marketing focadas em qualidade, nível de contaminação, transit time (proximidade à indústria da Ásia) e sustentabilidade da fibra nacional como principais pontos de competividade do país;

-País teve complicações decorrentes dos fretes marítimos de contêineres e disponibilidade de navios;

-Cenário do algodão Brasileiro para 2022/23 via ABRAPA compartilhou mensagem positiva em termos de produção, avanço de plantio, comercialização e manutenção de área plantada;

-Produção brasileira em 2021/22 foi de 2,5 Milhões de Toneladas e a tendência em 2022/23 será de 2,9 Milhões de Toneladas;

-Safra indiana deverá apresentar moderado crescimento em relação ao último ano, em função de no ano anterior o clima ter sido desfavorável para o desenvolvimento das lavouras;

-Foi discutido também a importância da gestão de risco e as melhores estratégias para aliar o conhecimento técnico do mercado físico de algodão com o mercado futuro da bolsa de Nova York;

-A importância em evitar-se atitudes especulativas quando operando commodities;

-Acompanhamento dos indicadores corretos sob o ponto de vista da movimentação física de commodities agrícolas com foco em algodão;

-Com relação ao tema sustentabilidade, houve a discussão trazendo uma abordagem produtiva da agricultura regenerativa com apresentação do Grupo Scheffer (Brasil) trazendo como resultado os benefícios de uma abordagem sustentável da menor utilização de recursos (insumos) na produção agrícola);

-Sob o ponto de vista do varejo no painel de sustentabilidade, também comentários importantes de participantes alertando para o nível de conscientização e exigência dos consumidores para com a origem da matéria-prima (algodão) e as práticas de produção e mão-de-obra empregados a nível de lavoura;

-A Cotton.Inc trouxe uma abordagem bastante orientada ao consumidor final como fonte de informações, destacando a preocupação atual a nível mundo ter oscilado de COVID-19 para atualmente Inflação como as maiores preocupações das pessoas físicas nos 28 maiores países do mundo;

-De modo geral, também destacado pela cotton.inc que a nível global, na média os consumidores tem uma preferência pelo algodão como fibra em detrimento de fibras sintéticas, porém o tema custo pode ser sempre um empecilho – especialmente em momentos de inflação alta;

-Também como destaque, a indústria tem buscado maneiras de aumentar sua relevância, seja em vestuário, bem como na alimentação (ampliando o consumo de óleo de algodão) posicionando-se nas mais diversas etapas da cadeia;

  1. DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES

4.1 Aldo Tisott – Conselheiro Fiscal, AMAPA.

Após dois anos sem o encontro presencial da ICA, percebe-se a importância da retomada de tal evento no formato físico. As discussões com o mercado na figura dos traders, agentes, analistas, comerciantes e demais envolvidos de modo geral com a fibra acaba sempre por trazer importantes insights sobre o mercado, bem como ajuda a desafiar percepções internas sobre o algodão brasileiro e maranhense no exterior e como a visão do mesmo tem mudado ao longo do tempo, bem como as principais tendências do setor.

4.2 Filipe Mamede – Representante de produtor associado à AMAPA.

Negócios são relacionamentos e nada melhor que a participação em eventos físicos e/ou presenciais para que esta visão seja reforçada. Apesar incerteza inerente aos mercados agrícolas, percebemos que a imagem brasileira construída no exterior no que diz respeito à sustentabilidade e constância no fornecimento da fibra aliada à uma melhora constante na qualidade do algodão, têm sido pontos sempre destacados pelo mercado e que deverão seguir favorecendo a competitividade de nosso algodão lá fora.

4.3 Harlen Mota – Representante de produtor associado à AMAPA.

A participação no ICA reforça a continuidade do trabalho de longo prazo iniciado pelos agricultores brasileiros ao consolidarem-se como profissionais de referência no setor. Além disso, as agendas de eventos e palestras, bem como contato com todos colegas de indústria e demais profissionais do setor é de fundamental importância para melhor entendimento das tendências de oferta, demanda e preços para o algodão mundial.

4.4 Guilherme Heiden – Representante de produtor associado à AMAPA.

A participação no ICA reforça a visão de que os desafios dos últimos anos se tornaram grandes oportunidades de aprendizado e evolução, onde todo o conhecimento compartilhado e multiplicado pela organização e demais participantes são as verdadeiras razões de sucesso e comemoração.

  1. CONCLUSÃO

A participação no ICA Las Vegas 2022 foi extremamente importante, especialmente no que tange a como posicionar-se em meio ao atual cenário de incertezas de curto prazo, dado que o tema inflação e sustentabilidade estão cada vez mais fortes no setor têxtil. A preocupação com a diminuição do poder de compra dos consumidores decorrente do aumento da inflação a nível mundial em um cenário pós-Covid (que trouxe uma retomada forte de demanda pela fibra e artigos têxteis em geral) teve uma abordagem generalizada por parte de todos os participantes, porém deverá caracterizar-se como um fenômeno transitório e natural dos mercados em situações de crise.

Sob o ponto de vista de reforço dos contatos e networking com os players do setor, bem como a abertura de novas vias de crescimento através do contato com potenciais novos clientes, a retomada do evento físico teve considerável sucesso também em tal ponto.

O contato físico com clientes e demais participantes da cadeia e seus respectivos feedbacks são de fundamental importância para que o Brasil siga sempre melhorando com seu produto.

  

  

  

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