II VITRINE VIVA DO ALGODÃO SAFRA & SEGUNDA SAFRA

No Agrobalsas de 2022, uma das novidades foi a II VITRINE VIVA DO ALGODÃO, implantada no campo experimental situado na Fazenda Sol numa parceria entre AMAPA e FAPCEN (organizadora do evento), com objetivo principal de apresentar aos produtores, estudantes e visitantes as tecnologias utilizadas da cotonicultura no cerrado do Maranhão. Nesse sentido, foi implantada uma vitrine viva com as tecnologias do algodão safra (1ª época) e do algodão segunda Safra (2ª época), como são conhecidos os principais sistemas de produção do algodão utilizados no Estado.

Esta vitrine durante todo o período do Agrobalsas (16 a 20/05/2022) foi utilizada para visitação, aulas e palestras, dirigidas para públicos específicos como estudantes de agronomia, produtores, equipes técnicas, representantes comerciais, empresários do cerrado e instituições parceiras.

Os amapeanos (colaboradores da AMAPA) se revezaram no atendimento aos visitantes durante toda a semana de feira e nos dias 19 e 20/05/2022, o consultor da AMAPA, Dr. Eleusio Curvelo Freire – Cotton consultoria proferiu duas palestras, destinadas a diferentes públicos, com os temas:

  1. TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO DO ALGODÃO NO CERRADO DO MARANHÃO;
  • Dirigida para estudantes de agronomia/agronegócio e instituições de ensino.
  1. ESTRATEGIAS PARA A INTRODUÇÃO DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DO CERRADO DO MARANHÃO;
  • Dirigida para o público constituído por produtores, empresários, representantes comerciais e equipes técnicas de produção.

A vitrine foi fortemente explorada pela mídia regional (TVs e rádios) para captura de imagens e entrevistas com organizadores, palestrantes e público participante.

As tecnologias utilizadas na condução da vitrine obedeceram as boas práticas agronômicas orientadas por experientes profissionais que cultivam algodão no cerrado maranhense, em conjunto com a empresa Cotton Consultoria – Dr. Eleusio Freire, fatores que contribuíram para o alcance de alto teto produtivo nas parcelas implantadas com algodão safra e segunda safra e por consequência facilitou a transferência de tecnologias ofertadas in loco, oportunizando observarem os resultados da cultura na prática.

O público visitante ao longo da semana AGROBALSAS, totalizou 196 participantes (que registraram assinatura na lista de presença), no entanto, as visitações foram inúmeras, gerando muita divulgação e engajamento, principalmente nas redes sociais da AMAPA @amapa.algodão.

VIDEO INSTITUCIONAL

MATÉRIA PROGRAMA BALSAS RURAL

No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão.

 

Print Friendly, PDF & Email