O V dia de campo AMAPA foi realizado com sucesso de crítica e público na fazenda associada Parnaíba – grupo SLC Agrícola no dia 08/07/2022, região Serra do Penitente cidade de Tasso Fragoso-MA, nesta oportunidade com a temática “Manejo e tecnologias para altas produtividades”.
O evento foi apreciado por aproximadamente 125 participantes, dentre eles, produtores atuais e potenciais, consultores, instituições de ensino(UEMA Balsas, UNIBALSAS, UNOPAR Balsas e Escola Técnica Focus) e pesquisa, empresas parceiras, expositores, agricultores regionais e uma comitiva de técnicos/agrônomos/gerentes interessados na cultura, além da imprensa abrangendo a região denominada MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A organização forneceu transporte para translado dos universitários.
A programação foi cumprida à risca, iniciando 08:30 com um delicioso café da manhã ofertado para todos os presentes. Logo após deu início as palestras que aconteceu no campo de pesquisa da fazenda Parnaíba, com objetivo de orientar os produtores maranhenses a manter o diferencial competitivo e alcançar ótimas produtividades.
A grade de palestras do dia de campo AMAPA foi divido em 4 barracas:
Barraca I
“Boas vindas” conduzida pelo gerente da fazenda Parnaíba João Franklin e pelo coordenador executivo da AMAPA Wellington Silva;
Barraca II
“Viabilidade e condições para a expansão da cotonicultura no cerrado do Maranhão” com Eleusio Curvelo – Cotton Consultoria;
“Convivência bicudo e manejo de lagartas nas tecnologias BT” com Fábio Aquino de Albuquerque – EMBRAPA – MIP do algodão;
“Experiência como produtor de algodão na BA e PI e beneficiamento de algodão em algodoeira compartilhada” com Marcelo Kappes – Agrônomo e produtor na BA, PI e MA.
Barraca III
“Manejo e cultivo do algodão safra” com Ismael Poersch – associada Parnaíba;
“Manejo e cultivo do algodão segunda safra” com Juliano Reis – associada Planeste
“Experiências com algodão na região do Gerais de Balsas” Lissandro Zilio – associada Uniggel.
Barraca IV
“Uso de biológicos no cultivo de algodão” com Raphael Martins e Jayara Delgado– associada Parnaíba;
“Agricultura digital” com Radames Nascimento – associada Parnaíba;
“Telemetria das máquinas agrícolas” com Ronaldo Sousa – associada Parnaíba
“Apresentação de cultivares” com Hygor Barreira Coordenador da pesquisa – associada Parnaíba.
Os participantes desta edição apreciaram o evento, relatando seu fortalecimento e sua importância para região no tocante à promoção da cultura no Estado.
Ao final, os participantes foram conduzidos para o almoço na sede da fazenda, regado a churrasco, oportunizando momento interativo.
No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!