AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, promoveu no dia 10 de outubro/2020, através do seu canal youtube, o já tradicional evento denominado “III Workshop de resultados”, que objetiva compartilhar com a cadeia produtiva da cotonicultura maranhense, parceiros, sociedade e potenciais novos produtores, uma prestação de contas sobre o ano safra 2019/20.
Neste ano safra, em virtudes das restrições impostas pelos órgãos sanitários de saúde, provocada pela pandemia do covid-19, o evento foi ofertado na modalidade virtual, para tal, a comissão organizadora percorreu cada unidade produtiva associada, coletou dados e gravou com um especialista da fazenda a apresentação de seus resultados, com foco nos pontos positivos, transferência de tecnologias/conhecimentos e atenção aos pontos de melhorias, afim de otimizar estes resultados nas safras subsequentes. Desta forma a AMAPA mantém firme seu propósito de difundir, promover, desenvolver e alavancar o crescimento da cultura do algodão no cenário estadual, nacional e mundial.
Acompanhe o evento completo acessando ao vídeo abaixo.
O parceiro IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, através de seu consultor técnico, Adilson Santos, contribuiu com um feedback do evento “Pontos positivos – O relato dos gerentes das fazendas apresentando os números da safra passada, a perspectiva para próxima safra e os pontos de melhoria a serem implantados em cada fazenda ficou muito interessante. Outro ponto bastante interessante na fala dos gerentes das fazendas diz respeito às metas estabelecidas para serem alcançadas por cada unidade. Este tipo de iniciativa é de vital importância para a motivação das equipes e para determinar o foco, tanto para as fazendas como para a própria AMAPA, que passa a ter um norte compartilhado entre todos os atores envolvidos na cotonicultura maranhense”.
Em sua fala, o Coordenador Executivo da AMAPA – Wellington Silva, apresenta os resultados alcançados pela associação nas últimas seis safras, com destaque para o crescimento da produtividade do algodão safra e consolidação do algodão segunda safra. Dentre outras frentes de trabalhos, ele destaca que o Estado almeja alcançar uma área produtiva de 50 mil hectares a médio prazo, e a longo prazo esta região tem potencial para explorar até 200 mil hectares de algodão.