TREINAMENTOS NR 35 – TRABALHO EM ALTURA

TREINAMENTOS NR 35 – TRABALHO EM ALTURA

A AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão com apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do instrutor – Rosiel Sousa do Nascimento, Tecnólogo em Segurança do trabalho e Tecnólogo em Produção industrial e formação técnica em Mecânica e Técnico em Eletromecânica, ofertou in loco na fazenda associada Planeste o treinamento NR35 – TRABALHO EM ALTURA, com carga horária de 8h, no dia 10/09/2020.

O treinamento capacitou 19 (dezenove) colaboradores do setor construção civil, objetivando capacitar os profissionais a exercerem sua função através dos conceitos e das práticas de segurança envolvendo a organização, o planejamento e a execução do trabalho em altura, explorando o conhecimento em todos os recursos e equipamentos;

Conteúdo programático:

NR 35

Normas e Regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;

Análise de risco e condições impeditivas;

Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;

Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;

EPI – Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura; seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;

Acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

“A Norma Regulamentadora 35 estabelece as condições mínimas de segurança para execução das atividades em altura, é considerada atividade em altura aquelas realizadas acima de dois metros do nível (piso de referência). No curso foram apresentadas os riscos inerentes a essas atividades, bem como as medidas de proteção para eliminar e/ou controlar esses riscos, por meio da utilização dos Epi’s e Epc’s. Também foi abordado os procedimentos para resgate em altura, caso o trabalho nessas condições venha sofrer um mal súbito oriundo de atividades paralelas realizadas em altura, como por exemplo choque elétrico ou até mesmo por um fator de saúde do trabalhador!”, afirma o Instrutor – Rosiel Sousa do Nascimento.

“O treinamento seguiu todas a normas e recomendações para combate e proliferação do Covid 19, afirmar Leonardo Soares, Analista Administrativo AMAPA”.

No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!