TREINAMENTO NR 23 – BRIGADA DE INCÊNDIO

TREINAMENTO NR 23 – BRIGADA DE INCÊNDIO

A AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão com apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, em parceria com a empresa Instituto Treinar, através do instrutor – Valdernildo Soares Gomes – Bombeiro Militar (2º Tenente), ofertou in loco na fazenda associada Palmeira o treinamento NR23 – BRIGADA DE INCÊNDIO, com carga horária de 20h, no período 19/08/2020 a 21/08/2020.

O treinamento capacitou 10 (dez) colaboradores dos setores da manutenção, operacional, administrativo e armazém, objetivando garantir a preparação da equipe para princípios de incêndios e primeiros socorros.  A fazenda busca capacitar, atualizar e certificar os colaboradores selecionados para atuarem como brigadista de emergência, conforme rege NBR 14 276, NR 23 e normas vigentes, para safra 19/2020.

 Conteúdo programático:

– Brigada de emergência;

Definições;

PAE;

Conceito;

Passo a passo nas emergências;

Importâncias dos treinamentos e simulados;

Organograma.

 – APH;

Conceito;

Cinemática do trauma;

ABCD da vida;

OVACE;

Parada respiratória;

Cardiorrespiratória;

Traumatismo músculo Esquelético;

Ferimentos;

Queimaduras;

Desmaios e Imobilização e transporte.

 – Combate a incêndio;

Teoria do fogo; Propagação do fogo;

Classes de Incêndio; Métodos de Extinção;

Agentes Extintores;

Equipamentos de combate;

Equipamentos de combate a incêndio;

Orientações e condutas com GLP.

Segundo Antônio Luiz, Sócio Instituto Treinar, “O treinamento atende a legislação trabalhista por meio da Norma Regulamentadora 23 – NR 23, a NBR 14.276 – Brigada de Incêndio e a Legislação Estadual NT006/14, o treinamento de Brigada de Incêndio do Instituto Treinar tem o objetivo de capacitar os colaboradores técnica e emocionalmente de deixar a equipe pronta para a prevenção e o combate a sinistros, bem como o Atendimento Pré-Hospitalar. IDENTIFICAR os equipamentos de combate a incêndios (extintores) corretos, seja na pressão emocional ou em ambientes escuros, bem como a forma mais segura de combater princípios de incêndio e a prestação dos primeiros socorros. Assim é o nosso treinamento, técnico e comportamental. A Educação Corporativa e sua eficiência se dão por meio de ações que tragam melhoria para o arquivo Emocional do Ser Humano.”

“O treinamento seguiu todas a normas e recomendações para combate e proliferação do Covid 19, afirmar Leonardo Soares, Analista Administrativo AMAPA”.

No cerrado maranhense a AMAPA veste o branco do nosso algodão!