I WORKSHOP DE RESULTADOS DA AMAPA

Realizado com sucesso de crítica e público o evento I Workshop de resultados da AMAPA (Associação Maranhense dos Produtores de Algodão) no espaço Sakura Eventos em Balsas MA, durante todo o dia 05/10/2018 – 8h.

O evento foi apreciado por aproximadamente 200 participantes, dentre eles produtores, profissionais do setor AGRO, revendas, patrocinadores e universitários (UEMA, UNIBALSAS, UNOPAR) da região denominada MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Turma da UEMA

O Instituto Brasileiro do Algodão – IBA/Brasília DF, participou do evento representado pelo seu Diretor Técnico – Gustavo Prado e Analista de projeto Adilson Santos, demonstrando apoio e parceria com a associação estadual promotora do evento.

Gustavo Prado afirma “Este tipo de evento é muito importante para difundir conhecimentos, fortalecer a cadeia e atrair novos produtores. Parabenizou ainda pelo envolvimento da comunidade acadêmica com o setor”.

Gustavo Prado – Diretor Técnico do IBA

A programação foi cumprida à risca, iniciando 8h com o credenciamento dos participantes, logo depois foi aberto o evento com a apresentação dos resultados da anfitriã AMAPA – que compartilhou as conquistas alcançadas ao longo dos últimos 4 anos de trabalho (2014-2018) em prol da cotonicultura maranhense, através de seu Coordenador Executivo – Wellington Nascimento.

Comissão organizadora

Na parte da manhã foram explanadas as palestras “internas” que abordaram as temáticas:

  1. Histórico do algodão e tecnologias usadas na região da Serra do Penitente – Agrônomo Rafael do Anjos/Grupo SLC Agrícola;
  2. Histórico do algodão e tecnologias usadas na região da Serra do Gerais de Balsas – Agrônomo Robério Batista/Grupo SLC Agrícola;
  3. Histórico do algodão e tecnologias usadas na região da Serra do Medonho – Agrônomo Ricardo Reis/Consultor da fazenda Pequena Holanda.

Ao final da manhã ocorreu o debate técnico entre palestrantes e participantes do evento, discorrendo dúvidas e promovendo a interação entre os participantes.

Na parte da manhã foram explanadas as palestras “externas” que abordaram as temáticas:

  1. Histórico do algodão e tecnologias disponíveis para a cotonicultura no cerrado do MA – Eleusio Freire/Cotton Consultoria;
  2. Manejo de pragas na cultura do algodão – Paulo Saran/Solo & Planta Consultoria Agronômica;
  3. Qualidade do solo em sistemas diversificados e intensivos de produção de algodão no cerrado – Alexandre Cunha/Pesquisador EMBRAPA GO.

Quem apreciou o evento teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a cultura d algodão no cerrado, em especial no Maranhão, os momentos de coffee breaks oferecido pela organização do evento que propiciou oportunidade de estreitar relacionamentos profissionais no setor.

Para o Coordenador Executivo da AMAPA, Sr. Wellington Silva, embora seja o primeiro de muitos que acontecerão nos anos vindouros, o evento foi satisfatório para comissão organizadora por atingir seu objetivo principal “difundir a cotonicultura maranhense”, o feedback dos participantes também foi positivo, o que demonstra iniciarmos um novo projeto no caminho certo.

Print Friendly, PDF & Email